A tecnologia e a inovação na produção de peças rotomoldadas trazem muitas oportunidades no mercado de brinquedos. O setor vem crescendo no Brasil há quase dez anos. Segundo a Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos (Abrinq), a produção nacional apresenta aumento constante desde 2009 e em 2019, o mercado teve um faturamento de R $7,290 bilhões, 8% a mais que em 2018.
O mercado brasileiro se mostra bastante promissor, pois conta com cerca de 45 milhões de crianças consumidoras e conquista cada vez mais o espaço dos brinquedos importados. Atualmente, os brinquedos chineses correspondem a 48% do que é vendido no mercado nacional, enquanto a indústria brasileira fica com os outros 52%, segundo a Abrinq. Mas o setor continua crescendo – ele teve um aumento de cerca de 3% em 2020 e de 6% em 2019.
Setor tem desafios, mas também grandes oportunidades
Atuar no mercado de brinquedos requer muita dedicação dos fabricantes. Para atender à demanda do público infantil, uma variedade de itens precisa ser lançada a cada ano. Além disso, eles devem utilizar máquinas modernas, matérias-primas de qualidade e observar critérios técnicos rigorosos.
Atualmente, a grande maioria dos brinquedos é fabricada em larga escala e comercializada por meio de uma cadeia de distribuição complexa. Esse mercado altamente competitivo exige produtos de qualidade e adequados às normas de certificação e segurança.
Segundo a Abrinq, um dos maiores desafios atuais da indústria nacional é reduzir os preços dos brinquedos. Para isso, a indústria brasileira busca maior eficiência nos processos, sistemas e novos maquinários.
O setor também tem boas perspectivas de reduzir entraves governamentais no ambiente de negócios e de conseguir melhores financiamentos para os seus produtos, entre outros fatores.
Conheça as vantagens da rotomoldagem na produção de brinquedos
A rotomoldagem é um processo amplamente difundido nas indústrias de brinquedos. Em comparação com outros processos, como os de injeção, sopro e vácuo, ele oferece muitas vantagens na transformação de termoplásticos, como baixos custos operacionais e dos moldes e pouca geração de rejeitos.
A rotomoldagem consegue incorporar os contornos, pastilhas de metal, flanges e outros detalhes dos brinquedos. Além disso, ela permite que o operador altere as cores do produto de modo fácil e rápido, utilizando pigmentos e corantes para resinas plásticas antes que elas sejam inseridas nos moldes.
Esse processo possibilita também criar produtos com espessura de camadas constantes, muito resistentes e livres de rachaduras. Isso porque o plástico é pressionado pelas mesmas forças centrífugas que são aplicadas de modo uniforme, resultando num acabamento forte.
Reduza custos no processo de fabricação
Outro benefício da rotomoldagem é o seu baixo custo. Esse processo possibilita produzir peças por valores cada vez menores, pois elas não precisam ser submetidas à alta pressão. Além disso, todos os resíduos do acabamento podem ser reprocessados e reutilizados na carga de matéria-prima, minimizando assim as perdas do processo.
Diante do crescimento constante e das boas perspectivas para o futuro, o setor de brinquedos vive um ótimo momento no Brasil. As vantagens trazidas pelos equipamentos de rotomoldagem podem contribuir de maneira significativa para reduzir custos, aumentar a competitividade e ampliar cada vez mais a participação da indústria nacional no mercado.