Escolher a máquina de rotomoldagem certa para o seu negócio é um processo bastante complexo e requer diversas pesquisas e entendimento no assunto.
Amplamente utilizada pelo setor industrial, o plástico rotomoldado representa 3% do mercado plástico, um setor que está em plena expansão. Por isso, essa solução vem conquistando o setor da construção civil por possuir características como anti corrosão, isolamento térmico e acústico, flexibilidade, durabilidade, impermeabilidade, resistência e sustentabilidade.
Além disso, a rotomoldagem também permite produzir uma grande diversidade de peças para os mais variados setores, como agricultura, indústria, móveis e brinquedos. Leia mais sobre as possibilidades do plástico rotomoldado.
Por sua grande importância, preparamos este artigo sobre como escolher a máquina de rotomoldagem certa para o seu negócio. Confira:
Como escolher a máquina de rotomoldagem certa
Existem diversos tipos de máquinas de rotomoldagem no mercado. Contudo, nem todos os modelos são adequados para o seu trabalho; é preciso levar em consideração que a melhor máquina rotomoldadora será aquela que irá suprir as necessidades específicas do dia a dia da sua empresa. Portanto, é preciso ter em mente algumas questões:
- Que tipo de trabalho você faz?
- Quais são os seus objetivos?
- Quais são suas expectativas com a máquina?
- Que tipo de peças deseja produzir? Peças grandes, pequenas, cilíndricas?
- Pensa em integrar acessórios junto à máquina?
- Existe um espaço dedicado à instalação da máquina?
- Quanto você pretende gastar com essa aquisição?
Dessa forma é possível identificar qual a melhor máquina para suas necessidades de acordo com suas respostas.
Conheça as máquinas de rotomoldagem da Rotoline
Agora queremos te apresentar as máquinas para rotomoldagem que a Rotoline possui. Dessa forma, é possível ter uma noção maior sobre qual se adequa à sua empresa. Confira:
Máquina Shuttle: tecnologia para múltiplas aplicações
É indicada para fabricação onde ocorre a troca de moldes com maior frequência, sem interrupção do processo produtivo, considerando que enquanto um carro está no forno, é possível realizar a troca de molde do outro que está parado. Além disso, com esse modelo também é possível produzir com tempos e receitas diferentes em cada estação. A máquina Shuttle funciona com forno central, duas estações e dois carros com braços retos ou offset.
Composta por duas estações de resfriamento, oferece uma relação especial entre produtividade e economia, além das vantagens da fácil troca de moldes e da opção de trabalhar com uma ou duas estações. Além disso, a Rotoline tem alguns acessórios que podem ser adquiridos:
- Linha de Ar Dupla: recebe duas linhas de ar no braço, acionadas de maneira individual ou simultânea.
- RWTC: com este item, é possível controlar a operação da máquina de acordo com um padrão de temperatura independente das variações do ambiente
- Plataforma do Queimador: permite acesso seguro ao queimador, ventilador de exaustão e estrutura superior da máquina, facilitando as verificações e manutenções.
- Plataformas de Trabalho: disponível nas versões automática ou manual.
- Sistema de Medição de Vazão de Gás: integrado ao software de controle da máquina, fornece registros de consumo de gás por ciclo, por número de peças e quilos de material processado.
Máquina Carrossel: produção sequencial em grandes quantidades
Em primeiro lugar, a máquina Carrossel é ideal para a produção sequencial de peças em grandes quantidades, além de apresentar até 20% mais produtividade em relação a outras máquinas. Também possui um eixo central, onde os braços se movimentam e passam pelas várias etapas do processo de produção. Seu design permite o trabalho com três ou quatro carros independentes, ideal para a fabricação sequencial de produtos em polietileno, unindo economia e produtividade.
Com cinco estações independentes, as etapas de forno, pré-resfriamento, resfriamento, carga/descarga e stand by acontecem individualmente. Isso diminui o tempo de máquina parada, pois cada um dos braços pode estar em uma estação diferente do outro. Além disso, a Carrossel também permite a aquisição de alguns acessórios, como o medidor de vazão de gás e o sistema de medição de temperatura do molde, RWTC.
Máquina de Rotomoldagem Open Flame: ideal para peças cilíndricas
As máquinas Open Flame são indicadas especialmente para a produção de peças cilíndricas, como tanques, onde a distância entre os queimadores e o molde pode ser mais próxima e constante, o que proporciona economia e viabilidade em termos de consumo de gás. Com as máquinas Open Flame, você pode adquirir alguns acessórios, como o medidor de vazão de gás.
*Consulte a disponibilidade na sua região
Máquina Lab: para laboratórios e universidades
A Lab é uma máquina de rotomoldagem desenvolvida para uso em laboratórios ou produção piloto de rotomoldagem para testes de qualidade, pigmentos, entre outros. Funciona com forno central, uma estação de resfriamento e carro com braço offset. Apesar de menor, esse equipamento possui as mesmas funções e características de uma máquina de grande porte, o que permite a simulação real de processo e ciclo. A única diferença é que ela é elétrica (não utiliza queimador a gás), apropriada para laboratórios e universidades por ocupar pouco espaço.
Máquina de Rotomoldagem Rock and Roll: mais produtividade e economia
A Rock and Roll, por sua vez, possui um alto padrão de qualidade e desenvolvimento tecnológico. Seu objetivo principal é atender as necessidades de rotomoldadores que produzem peças de grande porte. Seu forno central tem capacidade para moldes de 7 m de comprimento e 3 de diâmetro, possibilitando a produção de peças grandes, tais como tanques, barcos, caiaques e etc.
Este foi o nosso artigo sobre como escolher a rotomoldadora certa para o seu negócio. Você sente mais segurança agora para dar o próximo passo? Então, o ideal é que você converse com um de nossos consultores. Assim, eles podem te auxiliar melhor nesse processo, tirar dúvidas e passar orçamentos específicos para você. Clique aqui para entrar em contato.
Até mais!
Uma resposta
Thanks for the tip to determine what your goals are before using a rotational molding machine. A friend of mine is thinking of creating several new products, and he will need to use a rotational molding machine for these products. I’ll share this tip about goals with him as he looks for a molding machine to use.